Patrimônio Histórico e cultural da “Roliúde Nordestina” agora é protegido por lei

0
403

Uma reportagem da TV Cabo Branco, afiliada Rede Globo, destacou o início da Lei 36 de 2017, que agora protege todo o patrimônio histórico e cultural do município de Cabaceiras, no Cariri. A cidade que já foi cenário de vários filmes e programas de televisão agora tem essa lei que protege toda a arquitetura dos imóveis, além das paisagens naturais e o patrimônio imaterial de Cabaceiras, incluindo a tradicional “Festa do Bode Rei” e os festejos juninos.

De acordo com o coordenador de Cultura de Cabaceiras, Luís Carlos Araújo, a lei prevê que todos os prédios antigos da cidade não tenham as suas fachadas modificadas. Além disso prevê a criação de um conselho formado por moradores e estudiosos da área, que se interessem em estudar os prédios da “Roliúde Nordestina”.

“As pessoas participam desse conselho de forma deliberativa consultiva, fazendo os pareceres e dando as orientações necessárias para continuar preservando esse patrimônio que tão bem é preservado na nossa cidade”, explicou.

Dentre os prédios que terão as suas fachadas preservadas estão a sede da Cadeia Pública, construído no século XIX; a igreja de Nossa Senhora do Rosário, de 1870, e a arquitetura da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, de 1833, esta última sendo cenário do filme “O Auto da Compadecida”.

Confira a reportagem completa abaixo:

.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA CIDADE DE CABACEIRAS AGORA É PROTEGIDO POR LEIVEJA MATÉRIA DA REDE GLOBO:

Posted by Bruno Lira on Wednesday, January 10, 2018

Redação

 

VEJA TAMBÉM

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY