Conde amplia segurança e pretende combater “paredões” sonoros

0
96

A prefeita de Conde Márcia Lucena realizou na tarde desta quinta-feira (10) em Jacumã uma reunião com representantes da sociedade civil, dirigentes de associações comunitárias, de órgãos e entidades turísticas, comerciantes, autoridades policiais, secretários e secretárias municipais para anunciar a expansão da segurança no município, que terá a presença de mais um delegado da polícia civil, estruturar um enfrentamento sistemático contra a poluição sonora e encaminhar ações para inibir o uso dos chamados “paredões” de som.

Após intensos debates e informes da população sobre os problemas de abuso no uso de aparelhos de som em diversas regiões da cidade, durante os quais a prefeita Márcia destacou responsabilidades e limites do município como ente estatal na contribuição de uma política de segurança, se criou uma comissão com representantes da sociedade e da Prefeitura para redigir na manhã desta sexta-feira um documento a ser encaminhado ao Judiciário local reivindicando, entre outras medidas, uma decisão quanto à proibição da entrada e circulação de “paredões” sonoros e limite de horário para os eventos que utilizam sonorização.

Sobre o aumento das forças de segurança em Conde, a gestora informou que a cidade contará com um plantão semanal do delegado Francisco Marinho de Melo, em Jacumã. O novo atendimento com um delegado de polícia civil acontecerá sempre na quarta-feira, numa sala especialmente cedida e equipada pela Prefeitura nas dependências da Secretaria de Turismo para fortalecer  o trabalho que já é realizado diariamente pelo delegado Aneilton Castro, no Centro de Conde.

“O delegado Francisco Marinho atenderá semanalmente às quartas-feiras. Nos outros dias da semana, teremos uma pessoa nesta sala de atendimento, na Secretaria de Turismo, que receberá as reivindicações, queixas e denúncias da população, e também ficará responsável pela entrega de documentos perdidos entre outros serviços que possa ser prestados à população e aos turistas”, esclareceu a professora Márcia.

Durante a reunião, Márcia Lucena também pontuou as ações que já estão sendo realizadas pela prefeitura no município a fim de fortalecer a política de segurança pública, a exemplo do programa Ilumina Conde, o georreferenciamento para identificação dos endereços, a ampliação da frota da guarda municipal, o atendimento que a guarda faz à população com a retomada dos patrulhamentos escolares, turísticos, a fiscalização de trânsito, as escoltas para os ônibus escolares e o atendimento às vitimas de crime de menor potencial, entre outros.

“Temos consciência que as ações conjuntas entre a comunidade e a prefeitura, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil podem melhorar a qualidade da segurança e nossa gestão está implantando métodos e meios para que isso ocorra. Estamos iluminando, estamos fiscalizando, fazendo parceria com as polícias Civil e Militar além dos Bombeiros, parcerias com as escolas para que mantenham uma cultura de prevenção à violência e às drogas juntamente com os pais, juntos, gestão e sociedade, e  poderemos melhorar efetivamente a segurança no nosso município”, declarou a prefeita.

O capitão Kelton Pontes, que comanda a PM no Litoral Sul, o major Cristóvão Lucas, comandante da Patrulha ambiental da PM, os delegados da polícia civil Francisco Marinho Melo e Aneilton Castro dos Santos, o comandante da Guarda Municipal de Conde, Sérgio Carneiro, a secretária do Meio Ambiente Aurora de Figueiredo Costa, e o secretário de Turismo Aristóteles Souto Maior compareceram ao evento entre outras autoridades e o público convidado.

Redação com Secom Conde